quarta-feira, 16 de junho de 2010

Das simbologias

Os símbolos existem deste tempo imemoriais...
Para quase tudo existem símbolos.
Para a matemática, para o português, para a química, física e afins...Tudo o que conhecemos, aquilo que é palpável ou não....há um símbolo pre-existente ou um que se possa criar.
Para os apaixonados, o coração é o símbolo que mais se aproxima do amor que sentem. Para os que tem fé, um símbolo cristão, ou até mesmo a imagem da lua, representa nossa pequenez e nossa fé em algo maior. Para os físicos ou astrônomos...os planetas quando estão em determinada posição, formando um símbolo X, adverte sobre a influência que há sobre o nosso planeta.
Para os surdos-mudos, a língua de sinais, nada mais é que, símbolos universais, que representam a nossa linguagem formal, aquela que aprendemos na escola, desde o be - a - bá, até expressões mais sofisticadas, que para quem tem a audição e fala normais...tudo fica muito mais fácil.
Há também a leitura em braile, que para os deficientes visuais, também são símbolos que as mãos e os dedos percorrem, identificando pontos, mais ou menos, profundos ou rasos, para se ler uma frase pequena que seja.
Tudo que que nos envolve, desde a mais tenra infância, está permeada de símbolos.
Já parou pra pensar quais são os símbolos que fazem parte da sua vida?
Quais são aqueles que você carrega desde a infância até hoje?
Alguns símbolos que sempre me acompanharam desde muito jovem:




Pirâmide: Segundo a simbologia a pirâmide simboliza a ligação do céu com a terra. É intermediario de trocas de energia. A base da piramide manda as energias da terra para o céu. Se a pirâmide estiver invertida os céus estarão mandando as energias para a Terra.
No caso da pirâmide em posição normal, ela ira levar seus pensamentos, suas orações, sua boa energia diretamente para os céus, tendo um contato mais direto com as divindades (ai vai da crença de cada um).





  Pentagrama: O Pentagrama remonta do tempo dos romanos e significa, ao contrário do que pensam, o Amor. Para os romanos, o Pentagrama simboliza Vénus, Afrodite, o Amor.










 O prazer e o amor podem acelerar violentamente os batimentos cardíacos a ponto de podermos ouvir nosso coração, é como se ele vibrasse em todo o nosso corpo.
Provavelmente foi essa relação entre as emoções e os batimentos cardíacos ou o vazio da angústia que fizeram com que o homem estabelecesse desde de muito cedo o coração como símbolo das emoções.
Na antigüidade acreditava-se que o ouro era o único metal capaz de ligar dois corações.
Daí o surgimento das alianças. Observa-se que o coração, um órgão nobre está associado a um sentimento nobre e também a um metal nobre. Talvez houvesse já uma noção inconsciente da anatomia do coração pois, o coração é formado por duas câmaras que emitem um som duplo. O desenho que popularmente se faz do coração, representam duas partes unidas. É assim, um símbolo de união.



   Mandala: Mandala é uma palavra Sânscrita para círculo de cura ou mundo inteiro. É uma representação do universo e de tudo que há nele. Khyil-khor é a palavra Tibetana para mandala e significa "centro do universo onde um ser totalmente iluminado habita". Os círculos sugerem totalidade,unidade, o útero, completude e eternidade.

         E aí, já sabe quais são os símbolos da sua vida??
Nãooo???? Então, corre pesquisar nos labirintos da sua mente o corre - corre da sua vida cotidiana.
Tenho certeza que vai encontrar muiitoos símbolos bacanas de que você nem se dava conta que eles faziam parte da sua vida.
Beijosss e boa semana a todos!!!

Um comentário:

Desnuda disse...

Lindaaaaaaaaaa, cheguei!

Amei esta postagem, Rouxinol. Confesso que bem recentemente ( na etapa cinquentinha rsrs) eu me dei conta sobre estas simbologias que permeiam a nossa existência. Foi numa palestra que comecei a refletir sobre as simbologias mais profundamente. Até então passava " raso" no tema. Num dos cursos que fiz tive a constatação justamente por ser ignorante e até um pouco cética ou não dar importância a este tema e no decorrer do curso , inexplicavelmente para mim, chegaram em minha mente simbologias pertinentes ao curso e que nem poderia ser revelado no primeiro nível. O fato se repetiu no segundo nível ( símbolos que jamais vi e ignorava totalmente e também não era para ser conhecido neste nível). Foi uma boa experiência.


Beijãoooooooooooo estalado!