quarta-feira, 17 de setembro de 2008

E o Mar me parece



As vezes um mar, é só um mar. Movimentado por várias correntes marinhas, as vezes um mar, é só um mar. Não é inspiração do poeta que da varanda, deitado na rede, com lápis e papel na mão, olha e busca na imensidão do mar, o caminho das palavras.

É verdade, as vezes o mar, é só um mar.

Morada de inúmeros seres vivos, guarda ainda a cama de quem há muito viveu por lá. É, porque nem tudo que se vê como Mar, foi sempre Mar. Pode ter sido uma floresta, um cerrado, um campo montanhoso talvez,e agora olhamos e lá está: é só Mar.

Curioso como as pessoas se refugiam nele e outras que procuram o caminho de volta. Há aqueles que sabiamente retiram do mar, o sustento de toda uma geração. E há aqueles que imprudentes, movidos por um sei lá o quê, por uma talvez, ambição...para fazer "valer" seu rico trabalho ao Mar, empobrecem o futuro da Nação.

As vezes um mar, é só um mar. Suave e sereno, bravio e arredio...convida e expulsa os banhistas num vai -e-vem frenético, cíclico, vital.

No ir e vir das ondas, traz do fundo do Mar, o invisível a quem caminha na areia. Da areia, leva pegadas, ao fundo do mar, pr´a aqueles que desconhecem nosso habitat.

As vezes o mar, é só um mar. De águas salinas , conectado a um oceano ou simpesmente um grande lago. Atrai casais, jovens, Senhores e criancinhas e junto com eles, os animais de estimação. Dirão, animais de estimação? Sim, eu vos direi...As crianças tem um cachorinho, um gatinho, um passarinho, um ramster e até peixinho, e quase sempre carregam seus bichinhos pra "brincarem" à beira mar.

Ainda acho que as vezes um mar, é só um mar e por isso, suas praias não deveriam ser divididas em lotes, pequenos quadrados - reservados - particulares. Mal sabem que pra uns o Mar é mais que um Mar, é mais que um simples conjunto de águas salinas, conectados a um oceano, ou até um lago: é a VIDA pra muitos. No entando, há de se convir que é discórdia e tristezas pra outros.

As vezes o mar é assim, inconstante, volúvel, inapropriado, temido, infinito...

Por ora, este Mar me parece, pueril, crescente, inigualável, inspirador, quente, e o que eu mais quero, é me banhar nos braços longos e macios de suas espumas.

******************************************************************************



Não existe outra música nesse momento que fale a mim tão profundamente sobre o mar quanto esta canção.




5 comentários:

Maria disse...

Olá Rouxinol, é bom ver-te novamente a comentar o meu blog e agradeço por isso. Adorei o teu texto e também adoro o mar pois, vivi sempre rodeada pelo mar,numa ilha. E podes crer onde há mar há boas energias.

Bjs e voltarei...

aluaeasestrelas disse...

O mar não é simplesmente um mar. É segredo, acaso, casos, partidas e encontros. O mar, como vc mesma disse, é a vida. E a vida... Ah, a vida, é tão bela e ao mesmo tempo esmagadora...

Adorei o texto. Tô gostando de ver como vc anda explorando a criatividade...
Beijinhos e continue!!!

Mello disse...

O mar, um dos seres mais poderosos, do nosso planeta... O Homem rouba-lhe espaço e esquecesse-se, muitas vezes, de como este ser fascinante, manso e repouso, de tantas almas, pode se tornar violento e vingativo...

Lindo texto...

Graça Mello

Pelos caminhos da vida. disse...

Visitando pela primeira vez!

Belo post.

beijooo.

O Profeta disse...

Olhos brilhantes maré tardia
Cabelos rebeldes em desalinho
Pés descalços no, frio barro
Um berlinde atirado ao caminho

Um bando de alegres pardais
Ou um domador de tempestades
Apenas um pássaro charlatão
Dividindo o pão em metades


Vem mergulhar com os Capitães do Calhau


Mágico beijo